O médico dermatologista é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da pele, pelos, mucosas, unhas e cabelo. A atendimento dermatológico abrange as áreas de Dermatologia Clínica, Dermatologia Cirúrgica e Dermatologia Estética.
A pele é o maior órgão do corpo humano, por isso é fundamental buscar orientação e fazer um acompanhamento adequado com o dermatologista ao notar qualquer sinal de anormalidade na pele. Ele é o profissional preparado para identificar e tratar doenças, como:
Quando buscar um dermatologista?
Fique atento a manchas pelo corpo ou pintas em tamanhos ou formatos irregulares. Esses podem ser indícios de um câncer de pele, o mais comum entre os tipos de câncer no Brasil. Se notar algo diferente, consulte o dermatologista.
Uma consulta preventiva deve ser feita anualmente. O dermato irá avaliar com equipamentos adequados todas as partes do corpo do paciente, para descartar as possibilidades de câncer de pele. Lembrando que, se diagnosticada no início, a doença tem grandes chances de cura.
A prevenção é sempre a melhor medida, por isso, além da consulta preventiva com o dermatologista, use sempre protetor solar e reaplique-o ao longo do dia ou logo após transpirar muito ou sair da piscina ou do mar, evite a exposição ao sol nos horários mais quentes, use chapéus ou bonés e prefira andar pela sombra.