Ergoclinica

Endocrinologia

O médico endocrinologista é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças que afetam as glândulas do corpo humano, que são os órgãos que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Lembrando que os hormônios são essenciais para o bom funcionamento de diversas funções de nosso organismo.

O endócrino é o médico recomendado para tratar casos de obesidade, pois o excesso de peso muitas vezes está relacionado à distúrbios hormonais. Durante a consulta, o médico irá levantar todo o histórico de vida e rotina do paciente, fazer uma análise clínica (peso, altura, circunferência da cintura e do quadril) e solicitar uma série de exames para verificar se existe alguma alteração hormonal.

Com os resultados dos exames, o endocrinologista poderá indicar remédios para diminuir a absorção de gorduras, acelerar o metabolismo ou diminuir a retenção de líquidos, por exemplo.

Além da obesidade, as principais doenças tratadas pelo endócrino e suas áreas de atuação são:

• Problemas de crescimento;
  • Distúrbios da tireoide;
  • Diabetes;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Menopausa e reposição hormonal;
  • Andropausa;
  • Osteoporose ou osteopenia;
  • Distúrbios da adolescência (puberdade precoce ou crescimento das mamas nos meninos);
  • Acne (espinhas);
  • Excesso de pelos;
  • Infertilidade (dificuldades para engravidar);
  • Entre outras.

Quando devo consultar o endócrino?

Sempre que observar ganho ou perda de peso rápidos e sem causa aparente, se for diagnosticado com diabetes ou notar algum dos distúrbios citados acima, agende uma consulta com o endocrinologista para iniciar o tratamento adequado. O endócrino também poderá te ajudar na prevenção de doenças, por isso agende uma consulta para fazer um check-up e avaliar como estão suas glândulas e o funcionamento de seus hormônios.